Portugueses fizeram mais de sete milhões de viagens

Os residentes em Portugal fizeram mais de sete milhões de viagens turísticas no verão do ano passado.

Os residentes em Portugal fizeram mais de sete milhões de viagens turísticas no verão do ano passado.

No total, foram feitas, no terceiro trimestre de 2016, 7,63 milhões de deslocações turísticas, o que representa um aumento de 9,6% face ao mesmo período de 2015.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram ainda que o que merece mais destaque são as deslocações de curta duração, que aumentaram 11,8%. De acordo com o documento, “As deslocações ao estrangeiro cresceram 7,1%, representando 9,4% do total, mas foram as deslocações em território nacional que mais aumentaram neste período: 9,9%”.

Já sobre o meio de transporte usado, o INE destaca que “o automóvel foi utilizado em 85,4% (6,5 milhões) das deslocações no terceiro trimestre, aumentando em um ponto percentual o seu peso no total”.

Já sobre os motivos das viagens que foram feitas pelos portugueses, o INE destaca que a maioria foi feita por lazer, recreio ou férias. Seguiu-se a visita a amigos e familiares. No final, ficaram as que foram feitas por motivos profissionais ou negócios, que mantiveram o seu peso relativo de 4,7%.

Fonte: Verão. Portugueses fizeram mais de sete milhões de viagens

%d blogueiros gostam disto: