Alemanha já tem nova lei dos pacotes turísticos… para desagrado do sector

A Alemanha terá a partir de 1 de Julho uma nova lei dos pacotes turísticos já de acordo com a nova Directiva Europeia para este produto turístico, que desagrada designadamente à DRV, associação das agências de viagens alemãs.

“Globalmente, as novas regras legais aumentarão desnecessariamente a complexidade da venda de viagens”, criticou o vice-presidente da DRV, Ralf Hieke, citado pelo “FVW”.

O dirigente associativo, de acordo com essas notícias, admitiu que o sector “conseguirá viver” com o novo quadro legal, sublinhando de seguida, que mais importante ainda é que as empresas do sector “podem continuar a existir como agências de viagens.

Segundo essa notícia do “FVW”, alteração mais importante introduzido pela nova Directiva Europeia dos Pacotes refere-se ao que é designado como “pacotes de viagens combinados”, referindo-se a uma reserva de dois produtos, como por exemplo um voo e um hotel, de dois fornecedores diferentes.

As notícias explicam que essa medida visou principalmente que a Directiva cubra também as OTA, só que também não deixará de ter impacto sobre as agências de viagens que têm como actividade principal a venda de pacotes.

Os agentes de viagens que criarem esses ‘pacotes’ podem evitar as responsabilidades inerentes vendendo os produtos separadamente, com facturas diferentes, ou vendendo como componentes individuais do mesmo operador.

Nessa eventualidade, os clientes já poderão fazer um pagamento único para as duas facturas.

Outra alteração assinalada é que até 20 dias da data de partida os operadores turísticos poderão aumentar os preços dos seus pacotes até 8%, se puderem provar que os seus custos aumentaram, quando anteriormente apenas podiam subir até 5%.

A notícia do “FVW” refere ainda que incentivados pela DRV, agentes de viagens alemães enviaram mais de 70 mil cartas e emails aos membros do parlamento, que evitaram a cláusula controversa que obrigava os clientes a fazerem pagamentos separados dos diferentes produtos.

Fonte: Presstur – Alemanha já tem nova lei dos pacotes turísticos… para desagrado do sector

%d blogueiros gostam disto: